David Goffin agiganta-se para derrotar Roger Federer e está na final do “Masters” de Londres

Fotografia: Thomas Lovelock/ATP World Tour

O inesperado aconteceu: David Goffin recuperou da desvantagem de um set para derrotar Roger Federer, por 2-6, 6-3 e 6-4, e está na final do Nitto ATP Finals — o “Masters” de Londres onde este ano faz a sua estreia.

Se foi propositado ou não, nunca ninguém saberá, mas a verdade é que o discurso do belga na véspera do encontro mais importante da carreira deixou muitas, muitas dúvidas. disse David Goffin após derrotar Dominic Thiem que “nunca consegui encontrar a solução para derrotar o Roger e não sei o que é que vou fazer.”

Pois bem, soube melhor do que nunca: a um primeiro set bastante apagado, no qual o helvético conseguiu dominar do primeiro ao último ponto (quebrou logo no jogo inaugural), seguiu-se uma total inversão de papéis.

Pequenino, pequenino, Goffin cresceu para o encontro enquanto Federer baixou os níveis de produtividade. O inesperado começou a moldar-se e o belga, número 6 do mundo, foi ganhando cada vez mais terreno. De tal forma que praticamente num piscar de olhos quebrou e, pouco depois, venceu o segundo parcial.

Cada vez mais confiante, David Goffin fez o que no início parecia impensável: salvou break points, ditou o ritmo do encontro e quebrou o ritmo ao número 2 mundial, que não apresentou as armas necessárias para travar a “traquinice” do pequeno-grande guerreiro.

Uma vitória que vale muito, mesmo muito

A vitória alcançada este sábado traduz-se automaticamente numa das melhores — senão mesmo a melhor — da carreira de David Goffin. Ora vejamos: ao bater o suíço, está pela primeira vez na final do Nitto ATP Finals (o quinto torneio mais importante do calendário, logo a seguir aos Grand Slams) que é, também, a mais importante da sua carreira.

Aos 26 anos, o jogador natural de Rocourt aguarda, agora, a companhia de Grigor Dimitrov ou Jack Sock, que disputam a segunda e última meia-final a partir das 20h de Portugal Continental. Independentemente do resultado desse duelo, está já garantida a primeira final da história no Nitto ATP Finals entre dois jogadores se estreiam no torneio.

Total
0
Shares
Total
0
Share