BELOURA – Foi perante uma larga e luxuosa plateia que a Federação Portuguesa de Ténis entregou os prémios de mérito previstos para o jantar de gala do Campeonato Nacional Absoluto/Taça Guilherme Pinto Basto, que decorreu na noite desta quarta-feira no Pestana Sintra Golf.
Com a alteração da data da prova do mês de setembro para o de novembro, tornou-se possível a presença de João Sousa no Campeonato Nacional Absoluto, que o próprio descreveu como uma das coisas que gostava de conseguir fazer. Por isso, não havia melhor momento para o número 1 português — e melhor tenista luso de todos os tempos — ser reconhecido, tendo recebido das mãos de Vasco Costa (presidente da FPT) o prémio “Mérito Desportivo”.
“É um orgulho poder estar aqui presente”, começou por dizer o vimaranense antes de deixar uma mensagem especial a todos os seus colegas de profissão: “Quero agradecer a todos os jogadores portugueses por levarem o nome de Portugal a todos os cantos do mundo. Eu sou mais um que tento dar o melhor de mim cada dia, ser melhor a nível profissional e pessoal e sei que vocês também fazem um esforço enorme para conseguirem atingir os vossos objetivos e graças a isso o ténis português hoje em dia tem um nome a nível internacional que há é muito grande.”
Para além do vimaranense, outros cinco atletas foram reconhecidos: Jean Paul Melo é o bicampeão nacional em título de ténis em cadeira de rodas e o número 81 do mundo e recebeu igualmente a distinção dos responsáveis da Federação Portuguesa de Ténis, que continua a ter esta variante como uma das suas apostas e a integra na semana que mais celebra o ténis dentro do panorama nacional.
Depois, foi a hora de da seleção portuguesa de ténis de praia brilhar, ao jeito do que foi conseguido no recente Campeonato do Mundo disputado em Moscovo, na Rússia. Manuela Cunha (que não pôde estar presente por estar a competir no estrangeiro), Ana Catarina Alexandrino, Pedro Maio e Henrique Freitas receberam o prémio “mérito melhor resultado de ténis de praia num campeonato do mundo”, em alusão ao histórico 6.º lugar obtido no mês de julho.
Neste jantar de gala do Campeonato Nacional, que no fundo é uma celebração do ténis, foram ainda reconhecidos Pedro Frazão e a sua Premier Sports pela dedicação à modalidade com a realização das mais variadas provas (destaca-se o “antigo” Vale do Lobo Grand Champions mas também inúmeros campeonatos nacionais e regionais individuais e por equipas, bem como, e mais recentemente, a qualificação europeia para o Campeonato do Mundo de Ténis em Cadeira de Rodas); e, ainda, o Tennis Club da Figueira da Foz, clube centenário que estará para sempre inscrito em tons dourados na história do ténis português pelo papel que desempenhou e continua a desempenhar.
Nota ainda para o reconhecimento feito pela Federação Portuguesa de Ténis ao trabalho e dedicação de Luísa Neto e Ana Fernandes ao longo dos últimos 25 anos.