Zhuhai é conhecida como a “Cidade das Flores”. Por isso, foi sem surpresas que a organização do torneio decidiu dar nomes de flores aos quatro grupos que constituem a primeira fase do WTA Elite Trophy de Zhuhai — o torneio que verdadeiramente coloca um ponto final na temporada WTA e que pode ser visto como um “Masters B”.
Azálea, Buganvília, Camélia e Rosa são, por isso, os nomes dos quatro grupos que serão preenchidos com três jogadoras. Depois de uma fase de “todas contra todas”, a primeira classificada de cada um dos conjuntos seguirá para as meias-finais — a etapa em que se começa a jogar de acordo com o habitual sistema de eliminação direta.
Sendo Kristina Mladenovic, Coco Vandeweghe, Sloane Stephens e Anastasia Pavlyuchenkova as quatro cabeças de série, a constituição dos grupos foi sorteada da seguinte forma:
GRUPO AZÁLEA:
- Kristina Mladenovic
- Julia Goerges
- Magdalena Rybarikova
GRUPO BUGANVÍLIA
- CoCo Vandeweghe
- Elena Vesnina
- Peng Shuai
GRUPO CAMÉLIA
- Sloane Stephens
- Anastasija Sevastova
- Barbora Strycova
GRUPO ROSA
- Anastasia Pavlyuchenkova
- Angelique Kerber
- Ashleigh Barty
O WTA Elite Trophy de Zhuhai reúne as jogadoras que ficaram entre 9.º e 19.º lugares na Race to Singapore (a ‘corrida’ ao “Masters” de Singapura, onde jogam as oito melhores tenistas da época) mais uma tenista convidada pela organização, no caso Peng Shuai.
O torneio joga-se na cidade de Zhuhai desde o ano de 2015, quando substituiu um torneio de moldes semelhantes que era realizado em Sófia, Bulgária. O Hengqin Tennis Center é o palco do evento e tem capacidade para acolher 5.000 espetadores.