Com o término do WTA Finals ficou, também, a ser conhecido o alinhamento final do “top 8” no que à temporada de 2017 diz respeito, com o grande destaque a ir naturalmente para Simona Halep. A tenista romena não conseguiu somar mais um título mas ainda assim termina 2017 com razões por celebrar: é a 13.ª jogadora da história a terminar uma temporada como número 1 mundial.
A manutenção de Simona Halep no topo da tabela classificativa foi possível com a eliminação da checa Karolina Pliskova nas meias-finais do WTA Finals, resultado conseguido por Caroline Wozniacki. Por falar na dinamarquesa, conquistou este domingo o troféu mais importante da carreira e é a nova-(“velha”) número 3 mundial, estando de regresso aos lugares cimeiros depois de já ter figurado na primeira posição durante duas temporadas.
Eis o alinhamento final do top 8 (as restantes posições ficarão totalmente “fechadas” quando se concluir o torneio de Zhuhai, que começa esta terça-feira na localidade chinesa):
- Simona Halep, 6175 pontos
- Garbiñe Muguruza, 6135 pontos
- Caroline Wozniacki, 6015 pontos
- Karolina Pliskova, 5730 pontos
- Venus Williams, 5597 pontos
- Elina Svitolina, 5500 pontos
- Jelena Ostapenko, 5010 pontos
- Caroline Garcia, 4420 pontos
Mas a atualização do ranking desta segunda-feira não teve mudanças apenas no topo. Não, nem de perto nem de longe: em destaque estiveram, também, Mihaela Buzarnescu (que venceu o Internationaux Feminins de la Vienne, em Poitiers, e por isso subiu 17 lugares, do 99.º para o 72.º, fixando assim um novo máximo de carreira) e a já conhecida Anna Karolina Schmiedlova, que com o título no ITF de 80.000 dólares de Macon passou do 181.º lugar para o 132.º.