Lucas Pouille troca as voltas a Jo-Wilfried Tsonga e conquista o título mais importante da carreira

Fotografia: Erste Bank Open

Final de sentido único em Viena: no duelo de francês contra francês, ganhou o mais novo e menos experiente dos dois, Lucas Pouille, que com a primeira vitória sobre o compatriota Jo-Wilfried Tsonga conquistou o título mais importante da carreira.

Frente a frente estavam os únicos responsáveis pelas vitórias francesas em torneios do ATP World Tour este ano. E sendo em piso rápido indoor, esperava-se um duelo equilibrado e, até, imprevisível, tendo sido essa a sua característica principal. Isto porque Pouille, que é o número 25 do ranking mundial, deu poucas ou mesmo nenhumas hipóteses a Tsonga (15.º) para vencer por 6-1 e 6-4.

Com desejo de “ajustar contas” depois das derrotas em Monte Carlo 2016 e Marselha 2017 (na final), ambas em palcos que se dividiram pelos dois tenistas por razões óbvias, foi o mais novo dos dois jogadores quem se conseguiu apresentar melhor no derradeiro encontro do ATP 500 austríaco.

Talvez pelo facto de em jogo estar o troféu mais importante da sua carreira, talvez pelo facto do adversário ter tido pouco ou nenhum descanso nos últimos 15 dias (foi campeão em Estocolmo na semana anterior), certamente por ter sido aquele que jogou de forma mais inteligente ao longo de toda a final, atacando o serviço de Tsonga no momento certo. Aos breaks conseguidos (foram três no total), Pouille aliou uma excelente prestação no seu saque e venceu 78% dos pontos que disputou com base nessa sua primeira pancada (aos quais junta 64% no segundo serviço).

Segredo descoberto, olhos na vitória e, 1h12 depois, mãos no troféu. Lucas Pouille sagrou-se campeão do Erste Bank Open com uma das melhores exibições da temporada e ergue assim o troféu mais importante da carreira — por ser o primeiro em torneios ATP 500 –, que lhe permite aproximar-se de Jo-Wilfried Tsonga na lista de vencedores franceses da temporada (o seu compatriota tem quatro títulos).

Com o Masters 1000 de Paris a disputar-se na próxima semana, esta era a melhor forma possível do mais novo dos gauleses partir para o derradeiro evento da temporada regular, sendo que a vitória em Viena lhe permite sonhar com a estreia no Nitto ATP Finals — para isso, precisaria de chegar à final na capital do seu país; já Tsonga, está em melhor posição de se qualificar para o “Masters” que se realiza em Londres, mas a derrota sofrida este domingo pode vir a ter consequências pesadas nas suas aspirações.

Artigo atualizado às 14h38 deste domingo com informação sobre as aspirações de Lucas Pouille em relação ao Nitto ATP Finals.

Total
0
Shares
Total
0
Share