Maria Sharapova conquista primeiro título pós-suspensão e regressa ao top 60

Dois anos e cinco meses depois, Maria Sharapova é novamente campeã de um torneio do circuito WTA: aos 30 anos, a tenista russa completou com sucesso a semana em Tianjin, na China, para vencer a quarta edição do WTA International asiático.

A jogar aquele que é o seu sétimo torneio desde o regresso pós-suspensão devido ao controlo anti-doping em que acusou a substância Meldonium, Maria Sharapova teve pela primeira vez a hipótese de discutir um título. Mas tal como a russa, também Aryna Sabalenka — a jovem de 19 anos que se estreava em finais — queria ter uma palavra a dizer.

Afinal, não é todos os dias que se tem a oportunidade de defrontar um ídolo de infância — e ainda para mais numa decisão. Foi isso mesmo que disse à imprensa após a vitória sobre Sara Errani em dois sets e foi isso mesmo que demonstrou na final deste domingo, em que aproveitou todos os momentos para ser um obstáculo muito difícil para Sharapova.

Apesar da final do torneio de Tianjin ter sido a primeira de Maria Sharapova em 29 meses (quando venceu o torneio de Roma, em 2015), a ex-número 1 mundial tem uma experiência muito maior — já tinha lutado pelo título em 58 torneios — e foi por aí que conseguiu resgatar o encontro e ficar com o título, aproveitando falhas no jogo de Sabalenka quando a bielorrussa acusou maior pressão.

Aconteceu no primeiro parcial, que resgatou de uma desvantagem de 1-4, e aconteceu novamente no segundo, onde inverteu um resultado de 1-5 para, com cinco jogos consecutivos, um set point salvo e um tiebreak pelo meio, selar a tão desejada vitória com parciais de 7-5 e 7-6(8) e fazer as delícias dos fãs que esgotaram um court central com capacidade para receber quase 4.000 pessoas e que está situado a 25km do centro da cidade de Tianjin — a quinta mais populosa do mundo.

Já com um título no currículo neste regresso, Maria Sharapova tem também certa a subida aos 60 primeiros lugares do ranking mundial na próxima semana, dado que a vitória em Tianjin lhe permite somar 1.005 pontos e isso significa a chegada à 57.ª posição.

Na próxima semana, a ex-número 1 mundial e campeã de torneios do Grand Slam vai participar na Kremlin Cup, o WTA Premier de Moscovo onde já não figura desde o longínquo ano de 2007.

Total
0
Shares
Total
0
Share