Nadal ou Federer: um deles vai terminar 2017 como número 1 e tudo pode ficar decidido esta semana

Fotografia: Laver Cup

Há muito que uma coisa é certa: o ano de 2017 vai terminar com Rafael Nadal ou Roger Federer no topo do ranking mundial. Vencedores dos quatro torneios do Grand Slam da presente temporada, o espanhol e o suíço estão de volta ao melhor nível e protagonizaram grandes momentos ao longo de todo o ano, que chega à sua reta final com mais uma luta interessante.

Com o Shanghai Rolex Masters como grande palco da semana, a batalha pelo estatuto de líder do ranking mundial no final do ano pode ficar decidida ainda em solo chinês. Para isso, é necessário que Rafael Nadal ganhe pela primeira vez o torneio e Roger Federer, que o venceu em 2014, não chegue às meias-finais.

Todos os outros cenários adiam a luta para a mini-temporada indoor em solo europeu, e aí os calendários do espanhol e do suíço coincidem na perfeição — isto, claro, salvo algum imprevisto ou mudança de planos: Vão os dois a Basileia (ATP 500) e depois ao Masters 1000 de Paris, o último torneio antes do ATP Finals.

Apesar do piso rápido ser uma superfície mais favorável ao jogo de Federer — e aqui os números falam por si: o título ganho no US Open este ano foi o primeiro de Nadal nesta superfície desde janeiro de 2014 –, a vantagem que o espanhol tem no ranking (são mais de 2.000 pontos) pode ser determinante.

Registo de Nadal e Federer nos torneios que ainda vão disputar este ano:

  • Xangai: Nadal 0 títulos, Federer 1 título
  • Basileia: Nadal 0 títulos, Federer 7 títulos
  • Paris: Nadal 0 títulos, Federer 1 título
  • ATP Finals: Nadal 0 títulos, Federer 6 títulos
Total
0
Shares
Total
0
Share
Vista geral sobre privacidade

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência de navegação. As informações são guardadas no seu browser e permitem reconhecer o seu regresso ao website, bem como ajudar a nossa equipa a perceber que secções acha mais úteis e interessantes.