Sloane Stephens vai discutir pela primeira vez na carreira um título do Grand Slam, após ter garantido um lugar na tão desejada final do US Open, ao bater a jogadora com mais vitórias em torneios Majors esta temporada, a campeoníssima Venus Williams.
Nas meias-finais de um torneio do Grand Slam pela segunda vez na carreira, a mais jovem das duas norte-americanas tinha como tarefa afastar a mais velha jogadora da Era Open a marcar presença nas meias-finais do US Open, acabando mesmo por derrotar a número nove mundial pelos parciais de 6-1, 0-6 e 7-5, num dos melhores jogos femininos na edição de 2017 do US Open.
Numa partida em que os dois primeiros sets foram totalmente dominados por quem os conquistou, foi a jogadora de 24 anos a entrar mais forte, aproveitando os muitos erros diretos por parte da tenista de 37 anos e a pouca eficácia nos seus jogos de serviço, vencendo sem nenhum problema um primeiro set onde se apresentou mais concentrada e consistente em termos exibicionais.
Se no primeiro parcial Venus Williams parecia não estar em jogo, no segundo, a campeã de sete títulos do Grand Slam despertou para o encontro. Desapareceram os erros, os nervos e fiel ao seu estilo de jogo mais agressivo não deu hipóteses a Stephens, aplicando a chamada ‘rodinha de bicicleta’, num encontro que tinha até ao momento o público do lado da mais cotada das tenistas.
Com o jogo empatado, chegou finalmente o equilíbrio. Sloane Stephens entrou melhor e chegou a liderar por duas ocasiões com um break de vantagem, mas viu Venus Williams recuperar essas duas quebras de serviço e adiantar-se para 5-4. Foi precisamente no momento de maior pressão, quando a número 83.ª mundial se preparava para servir para se manter no encontro que ela mesma subiu o nível, com um ponto fenomenal a 30-30. A partir daí, Stephens ganhou o ascendente, fechou o seu jogo de serviço, quebrou o serviço da antiga número um mundial e fechou o encontro com um parcial de 7-5 no terceiro set.
Com a presença na final, a tenista de 24 anos torna-se na terceira jogadora fora do top-50 a atingir a final do US Open desde a criação dos rankings WTA em 1975. Naquela que será a sua primeira final da carreira em torneios do Grand Slam, Sloane Stephens vai encontrar a vencedora do duelo entre Coco Vandeweghe e Madison Keys, garantindo desde já que o ténis feminino terá uma nova campeã de torneios do Grand Slam.
O ponto do encontro, numa altura de grande pressão para Sloane Stephens:
Unbelievable point from @SloaneStephens at just the right time…
She will now serve for the match at 6-5.#USOpen pic.twitter.com/F9xcj77cKy
— US Open Tennis (@usopen) 8 de setembro de 2017