Não se deixe iludir pelo modesto ranking que Kaia Kanepi ocupa atualmente, o 418.º posto, porque esta veterana tenista da Estónia, de 32 anos, é uma antiga número 15 mundial e tem um palmarés composto por quatro títulos WTA. Mas uma fasceíte plantar em ambos os pés atirou-a para fora de competição durante um ano, tendo regressado aos courts no passado mês de junho. E agora já está nos quartos de final do US Open.
Oriunda da fase de qualificação, e depois de ter vencido um torneio de 25 mil dólares logo no primeiro torneio que disputou no regresso (e outro, mas de 15 mil, em julho), a campeã de 2012 no Jamor averbou esta segunda-feira uma excelente vitória frente à russa Daria Kasatkina, por 6-4 e 6-4, levando já sete triunfos na sua caminhada em Flushing Meadows.
Esta não é a primeira vez que Kanepi marca presença nos quartos de final do Major norte-americano (em 2010 caiu perante Vera Zvonareva), nem tampouco em torneios do Grand Slam em geral (duas vezes em Roland Garros e outras duas em Wimbledon).
Nos quartos de final, Kanepi vai encarar a vencedora do confronto que opõe Madison Keys a Elina Svitolina, embate que encerra a jornada de hoje do torneio.