Petra Kvitova derrotou esta madrugada Garbiñe Muguruza, por 7-6(3) e 6-3, qualificando-se para os quartos de final do US Open pela segunda vez na carreira. Em conferência de imprensa, a antiga número 2 mundial, que esteve a perder por 4-1 na primeira partida, afirmou que o confronto com a espanhola foi uma “grande luta”.
“Lutei um pouco desde o início. Provavelmente precipitei-me um pouco no início do encontro e foi então que procurei acalmar-me, jogar algumas trocas de bolas. Ganhei o primeiro set e creio que isso foi, provavelmente, a chave do jogo”, indicou a checa, que averbou o primeiro triunfo frente a uma tenista do top 10 desde o seu regresso à competição, em maio, no torneio de Roland Garros.
Habituada aos grandes palcos, a campeã de Wimbledon em 2011 e 2014 elogiou a atmosfera criada pelo público presente no Arthur Ashe Stadium. “O público foi simplesmente incrível. Quando tinha match point ou havia um jogo mais renhido, eles estavam realmente empolgados. Foi uma excelente experiência”, reconheceu.
A veteraníssima Venus Williams, que este ano foi finalista em Melbourne Park e no All England Club, é a próxima adversária de Petra Kvitova, naquele que será o prato forte dos quartos de final do quadro feminino. “Acho que ela tem jogado de forma incrível, esta época, nos torneios do Grand Slam [a própria Venus admitiu isso mesmo]. É uma grande campeã. Tivemos sempre grandes batalhas quando nos defrontámos. Tentarei aplicar a mesma receita que usei no encontro de hoje”, disse.
O confronto direto é favorável à checa (4-1), mas todos os embates só ficaram resolvidos num terceiro set. O último já data de 2014, em Wimbledon, com vitória de Kvitova por 5-7, 7-6(2) e 7-5.