Tomokazu Harimoto brilha (sim, outra vez) e é o campeão mais novo de sempre no circuito mundial

Aos 14 anos e 61 dias de idade, Tomokazu Harimoto tornou-se neste domingo no mais novo campeão de sempre de um torneio do circuito mundial de ténis de mesa. Isso mesmo, aos 14 anos e 61 dias.

Naquela que foi uma verdadeira batalha de gerações, o jovem nipónico teve pela frente Timo Boll, alemão de 36 anos que é o atual número 8 do ranking (já foi 1.º) e conta com várias medalhas em Campeonatos do Mundo, Europa e Jogos Olímpicos.

Destemido, como aliás já é seu apanágio, Harimoto — que este ano já se tinha tornado no mais novo quartofinalista de sempre em Campeonatos do Mundo — jogou a segunda final no circuito e desta foi de vez: venceu Timo Boll por 11-3, 4-11, 8-11, 11-9, 11-6 e 11-9 para se sagrar campeão do Open de Olomouc, na República Checa.

Com a vitória, o japonês supera largamente o recorde que pertencia a Yu Ziyang, da China, que aos 16 anos e 30 dias se tinha sagrado campeão do Japan Open em 2014.

Gaspar Ribeiro Lança
gasparlanca@raquetc.com | Dar palavras a um encontro de dois, três, quatro ou cinco sets, com ou sem tiebreak. Dar palavras a recordes, a histórias. Dar ténis a todos aqueles que o queiram. E mais, sempre mais. Por isso depois chegou o padel, o squash e o ténis de mesa. E assim cá estamos, no RAQUETC ("raquetecétera"). Como escreveu Fernando Pessoa nos anos 20, "primeiro estranha-se, depois entranha-se."