Francisca Jorge é a campeã de pares da Taça Diogo Nápoles 2017. Ao lado da ucraniana Maria Natalia Lyven, com quem defendeu o estatuto de terceira cabeça de série, a jovem tenista portuguesa “levou para casa” o título de campeã de pares de um dos três torneios do circuito júnior a serem organizados em Portugal.
À semelhança do que aconteceu em pares masculinos, com Hugo Maia e Manuel Gonçalves a ficarem com o troféu, também no quadro feminino a vitória sorriu a uma jogadora portuguesa, com Francisca Jorge a vencer cinco encontros ao lado da jovem ucraniana para ficar com o título.
Na verdade, as semelhanças entre o percurso de Maia/Gonçalves e Jorge/Lyven são bastantes: ambas as equipas venceram os quatro primeiros encontros sem ceder qualquer set e ambas venceram a final num match tiebreak, celebrando-se em português no final.
Desta forma, a Taça Diogo Nápoles — que terminou com as fases finais no Lawn Tennis Clube da Foz — encerra com vencedores portugueses nos dois quadros de pares, sendo que também em singulares se verificaram boas prestações.
Enquanto na grelha masculina Francisco Rocha e Guilherme Valdoleiros chegaram aos “quartos”, na feminina Francisca Jorge (sétima cabeça de série) esteve perto de aceder à final, só perdendo por 3-6, 7-6(4) e 6-1 com a holandesa Lara Panfilov, que já tinha eliminado a primeira candidata ao título.