Podia uma final não ter João Monteiro? Poder, podia, mas não era a mesma coisa

João Monteiro está talhado para vencer grandes batalhas, tal como tem demonstrado esta semana durante a sua prestação no Open Internacional de Ténis das Caldas da Rainha. Com exceção do embate da primeira ronda frente a Alexandre Ribeiro, o portuense foi verdadeiramente desafiado nos três confrontos seguintes e a resposta foi sempre a mesma: vitória com uma enorme “raça” e crença.

Depois de derrotar Victor Poncelet em três horas e Jaume Pla Malfeito em quase duas e meia, João Monteiro (348.º) viu-se este sábado envolvido em mais uma batalha, desta feita com Rafael Matos (817.º), no jogo das meias-finais da prova jogada sobre terra batida e de 15 mil dólares em prémios monetários.

Ambos os tenistas já sabiam o que esperar um do outro, pois esta foi a terceira vez que mediram forças em 2017 e, à semelhança dos embates anteriores, o de hoje não foi exceção e voltou a ser pautado pelo equilíbrio (o primeiro set durou 1h18!). Rafael Matos batera o português nas meias-finais do torneio de Vic, em maio, por 6-1, 3-6 e 7-6, sendo que João Monteiro “respondeu” na semana passada, na segunda ronda do Porto Open, por 7-6 e 6-4.

Hoje, a vitória voltou a ser portuguesa, com o campeão nacional absoluto a superiorizar-se ao brasileiro com os parciais de 7-5 e 6-3, em duas horas e oito minutos e depois de ter impedido que o seu adversário fechasse a primeira partida quando serviu a 5-4.

Diga-se que Rafael Matos dispôs de onze oportunidades para quebrar o serviço de João Monteiro, mas só aproveitou duas, ao passo que o tenista português esteve bastante mais acutilante neste domínio, ao concretizar quatro em cinco.

Monteiro vai entrar na final de amanhã (a sexta em 2017) à procura da sua 50.ª vitória do ano em torneios individuais da Federação Internacional de Ténis, vitória essa que lhe permitirá somar o quinto título da carreira. O seu derradeiro obstáculo é o espanhol Sérgio Gutierrez-Ferrol (632.º), que em outubro de 2012 chegou a ser o 173.º classificado da hierarquia mundial.

O duelo ibérico entre João Monteiro e Sérgio Gutierrez-Ferrol será a reedição dos quartos de final do Porto Open, encontro que o portuense venceu em três partidas (6-4, 4-6 e 6-4). Mais do mesmo este domingo?

Total
0
Shares
Total
0
Share