Está encontrada a nova número 1 mundial. Foi preciso esperar vários dias (na verdade, a alteração já se podia ter verificado em Roland Garros) e assistir a grandes batalhas, mas esta terça-feira ficou finalmente definido o nome da jogadora que na próxima segunda-feira estará no primeiro lugar da tabela: Karolina Pliskova, que é a 23.ª tenista a tomar a posição.
Aos 25 anos, Karolina Pliskova torna-se na primeira jogadora que representa a República Checa a chegar ao topo da hierarquia individual feminina, dado que Martina Navratilova (nascida no mesmo país) já era naturalizada norte-americana quando chegou ao primeiro lugar (onde ficou por 332 semanas).
Curiosamente, Pliskova foi derrotada na segunda ronda de Wimbledon, mas as suas concorrentes diretas (Angelique Kerber, a ainda detentora, que tinha os pontos da final a defender, e Simona Halep) não cumpriram os requisitos necessários e vêem a checa, campeã de três torneios Premier este ano, subir à posição pela primeira vez.
Desta forma, a finalista do último US Open torna-se na 23.ª jogadora da história a subir ao primeiro lugar do ranking feminino, que foi ocupado pela primeira vez pela norte-americana Chris Evert, no longínquo ano de 1975.
Líderes do ranking ordenadas por ordem cronológica:
- Chris Evert (3 de novembro de 1975)
- Evonne Goolagong Cawley
- Martina Navratilova
- Tracy Austin
- Steffi Graf
- Monica Seles
- Arantxa Sánchez Vicario
- Martina Hingis
- Lindsay Davenport
- Jennifer Capriati
- Venus Williams
- Serena Williams
- Kim Clijsters
- Justine Henin
- Amélie Mauresmo
- Maria Sharapova
- Ana Ivanovic
- Jelena Jankovic
- Dinara Safina
- Caroline Wozniacki
- Victoria Azarenka
- Angelique Kerber
- Karolina Pliskova (17 de julho de 2017)