A 10 de julho de 2017 faz-se (mais) história no ténis britânico: ao derrotar Caroline Garcia por 7-6(3) 4-6 e 6-4, Johanna Konta tornou-se na primeira jogadora britânica dos últimos 33 anos a chegar aos quartos de final do quadro principal de singulares femininos de Wimbledon, colocando um ponto final na longa espera do público da casa.
Corria o ano de 1984 quando Jo Durie atingia os quartos de final de Wimbledon pela primeira vez, que seria também a última. Desde aí, nenhuma jogadora da casa conseguira chegar tão longe, até esta segunda-feira.
Em plena Manic Monday, como manda a tradição, Johanna Konta afastou Caroline Garcia num duelo muito equilibrado e impróprio para cardíacos para acabar com a espera. Aos 26 anos, está pela segunda vez nos “quartos” de um torneio do Grand Slam, depois de ter chegado às meias-finais de Melbourne há pouco mais de um ano.
E agora? Agora Johanna Konta vai tentar dar continuidade à sua caminhada — enfrenta Halep ou Azarenka nos quartos de final — para perseguir o sonho. A última vitória de uma jogadora da casa no quadro feminino data de 1977, quando Virginia Wade venceu Betty Stöve por 4-6, 6-3 e 6-1. Como diz a expressão popular, “o sonho comanda a vida.”
Artigo corrigido às 15h26: a última vez que uma britânica atingiu os quartos de final de Wimbledon foi em 1984, e não em 1983 (Virginia Wade), como inicialmente tínhamos indicado.