É oficial: com a entrada em campo para disputar a primeira ronda do quadro principal de singulares de Wimbledon 2017, Roger Federer iguala o recorde de Fabrice Santoro, que até esta terça-feira liderava isolado a lista de jogadores com mais participações em torneios do Grand Slam no que ao circuito masculino diz respeito.
A cerca de um mês de celebrar o 36.º aniversário, o tenista suíço pisou pela 70.ª vez o palco de um torneio do Grand Slam, dando início ao “ataque” ao 19.º título em torneios desta categoria e, também, ao 8.º na relva do All England Club — que a acontecer se tornará num recorde, permitindo-lhe ultrapassar os 7 de Pete Sampras.
Atrás do suíço (que já liderava em termos de participações consecutivas: 65) estão Lleyton Hewitt (66) e Mikhail Youzhny (63), com Feliciano Lopez a ser o segundo tenista em atividade com maior número de participações (faz a 63.ª em Wimbledon).
No circuito feminino, a lista de participações é liderada por Venus Williams, com 74 e seguida de Amy Frazier (71), Martina Navratilova (67) e Serena Williams e Francesca Schiavone, ambas com 66.