Após muita tinta corrida devido ao atual formato da Taça Davis, que segundo vários jogadores não vai ao encontro da exigência do circuito, levando muitas vezes os principais tenistas a falhar as eliminatória devido à necessidade de gerir esforços, Gerard Piqué, defesa central do Futbol Club Barcelona, parece estar a tentar arranjar apoiantes e a entrar em contacto com as mais altas patentes do ATP World Tour, com vista a criar um novo modelo de Campeonato do Mundo de seleções de ténis.
Segundo avança o jornal El Espanol, o internacional espanhol, que esta semana foi presença assídua nos camarotes da Caja Magica no Masters 1000 de Madrid, estará a tentar implementar, com o apoio de jogadores de renome internacional e da ATP, uma competição que vise combater todas as críticas que têm sido impostas ao formato da Taça Davis, com a solução a passar por 10 dias totalmente dedicados a um ‘Campeonato do Mundo’, que reunisse 16 seleções em formato de play-offs.
A ideia da nova competição tem sido falada nas conferências de imprensa após os jogos, sendo que têm surgido várias perguntas dirigidas a alguns dos melhores jogadores do mundo, como são os casos de Novak Djokovic, Rafael Nadal e Andy Murray — jogadores que têm tido um papel importante na tentativa de fazer reformas importantes na Taça Davis — sobre a ideia que começa a surgir.
Os três jogadores, afirmam que este tema já foi falado vezes de mais com a Federação Internacional de Ténis, mostrando assim o seu apoio incondicional ao modelo que alegadamente já estará em negociação, com todos a admitirem já terem entrado em contacto com o futebolista para discutir o tema em questão.
“Acho que é uma grande ideia. Se fosse para a frente seria algo bastante positivo para o ténis. Agora se vai acontecer ou não, é outra questão. Acho que ainda há muita coisa que tem de ser trabalhada”, diz o número um mundial, Andy Murray, que reitera ainda que o ténis “precisa de um evento como este”.
Nadal é da mesma opinião: “Acho que seria uma excelente iniciativa. Esperemos que vá para a frente”. Quanto a Djokovic assume “estar muito orgulhoso que pessoas como o Gerard [Piqué] estejam a investir o seu tempo e energias para tornar o jogo melhor”, esperando também ele que “a ideia ganhe vida”.