Começou da melhor maneira a participação portuguesa no quadro principal de singulares da 3.ª edição do Millennium Estoril Open, que vai decorrer até ao próximo domingo nos courts de terra batida do Clube de Ténis do Estoril. Gastão Elias (107.º), um dos cinco tenistas lusos com presença na grelha individual, qualificou-se esta segunda-feira para a segunda eliminatória do torneio, ao deixar pelo caminho o tunisino Malek Jaziri (68.º), por 6-4, 3-6 e 6-3, em duas horas e 16 minutos. Em termos de ranking, esta é a maior vitória do ano até ao momento para o tenista português de 26 anos.
Com milhares de adeptos portugueses a encherem as bancadas do Estádio Millennium, o número 2 nacional até nem entrou bem na partida, mas rapidamente conseguiu equilibrar a contenda, vencendo três jogos de uma assentada para empatar o jogo. Já adaptado às condições de jogo, Elias registou um precioso break à passagem do nono jogo, para minutos depois fechar o primeiro set a seu favor. No parcial seguinte, uma quebra de serviço ao quarto jogo do tunisino de 33 anos acabaria por revelar-se decisiva no desfecho de um set muito disputado. A derradeira partida, igualmente intensa, ficou muito bem encaminhada para as cores lusas, depois de Elias fazer o 5-2 num sétimo jogo em que salvou um ponto de break.
Note-se que esta é a primeira vez na carreira que Gastão Elias avança à segunda ronda deste renovado Estoril Open, ele que nas duas edições anteriores ficou por terra na eliminatória inaugural. O próximo adversário do tenista lourinhanense, que está a disputar um torneio do ATP World Tour pela oitava vez em 2017, será o espanhol Nicolas Almagro, campeão em título e ex-top 10 mundial, ou o francês Benoit Paire (55.º).
Ainda esta segunda-feira, o maior evento tenístico realizado em solo nacional acolherá as estreias em prova de Frederico Silva (426.º), que medirá forças com Denis Istomin (74.º), e de João Sousa, que ao lado de Kyle Edmund vai defrontar os espanhóis Nicolas Almagro e Guillermo García-López. Ambos os encontros têm lugar no Estádio Millennium.