LISBOA – Foi com a vitória da seleção de Inglaterra que chegou ao fim uma edição “de sucesso” do Campeonato Europeu de Squash Sub-19. O Lisboa Racket Centre, no bairro de Alvalade, foi palco dos derradeiros encontros e viu a equipa britânica confirmar o favoritismo para ficar com o troféu. Portugal terminou no “excelente 13.º lugar”.
Principal candidata à vitória no campeonato por equipas, a Inglaterra não perdeu um único encontro, começando por derrotar o País de Gales, por 2-0, nos quartos de final da fase a eliminar. Seguiu-se o triunfo por 3-0 sobre a República Checa, ao mesmo tempo que a Espanha (que já tinha surpreendido a favorita França na primeira ronda) derrotava a Suíça, por 2-1, para também avançar para o encontro decisivo.
Aí, os ingleses fizeram prevalecer a tradição (e favoritismo) do seu país, derrotando a seleção espanhola por 2-0 para fecharem “em beleza” estes campeonato da Europa, numa final sem história. Quanto ao pódio, ficou a cargo da República Checa, que derrotou a equipa da Suíça por 2-0 para garantir o “bronze”.
Com uma boa representação neste campeonato da Europa esteve também Portugal, que depois da derrota por 3-0 com a Holanda na luta pelas posições 9-16 venceu duas equipas nórdicas (a Finlândia, por 3-0, e a Noruega, por 2-1), para ficar com o 13.º lugar na classificação final da competição.
Ao Raquetc, Luís Ferreira, Presidente da Federação Nacional de Squash e diretor do torneio, disse que “o Campeonato da Europa de Sub 19 foi um sucesso tremendo que terminou em beleza”.