Fedal: Uma história que começou a ser contada há 13 anos e que terá amanhã o seu 35.º capítulo

É já amanhã que o mais aguardado encontro dos últimos anos irá acontecer. Roger Federer vs. Rafael Nadal terá o seu 35.º capitulo de um livro em que não faltam histórias na final da edição de 2017 do Australian Open, onde um deles acrescentará mais uma página a esse livro que os torna imortais não só na modalidade, mas também no desporto mundial.

Ao todo, foram 34 os encontros disputados entre ambos, com 12 deles a serem jogados em torneios do Grand Slam e 8 a darem o título nos mesmos. A vantagem essa, é claramente de Rafa Nadal, que soma 23 triunfos contra 11 derrotas, sendo que a primeira dessas vitórias ocorreu em 2004 em Miami (primeiro encontro entre ambos).

No que às finais do Grand Slam diz respeito, são 6 vitórias para Nadal e 2 para o suíço, com a última ocorreu em 2011 em Roland Garros. Mas se formos mais fundo podemos constatar que apenas uma foi discutida em hardcourts, mais precisamente em Melbourne Park, 2009, com o triunfo a sorrir ao espanhol em cinco sets.

Vejamos agora os registos nos encontros entre ambos na Austrália e mais uma vez podemos observar que o ascendente está do lado de “Touro de Miura”, com três vitórias em outros tantos encontros (2009 em 5 sets, 2012 em 4 sets e 2014 em 3 sets).

Estes são os registos entre ambos e neste domingo (8h30 Portugal Continental) estes números, apenas não passarão disso… números, pelo que tudo pode acontecer. Os tempos são outros. Uma coisa é certa, teremos ou o 18.º título do Grand Slam para Federer, que caso aconteça reforça o estatuto de maior campeão de torneios do Grand Slam de todos os tempos, ou Nadal isola-se na segunda posição, vencendo o 15.º troféu e ultrapassando o registo de Pete Sampras (14).

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share