Vamos ter um representante suíço na final, isso é certo, depois de na jornada desta terça-feira, Roger Federer e Stan Wawrinka terem saído vencedores dos seus respetivos encontros dos quartos de final, ao fim de apenas três parciais.
O primeiro a entrar em court e a marcar presença nas meias-finais do quadro masculino foi o mais cotado dos helvéticos, Stan Wawrinka, que precisou de 2h14 minutos para colocar o seu nome na próxima fase, ao bater Jo-Wilfried Tsonga por 7-6(2) 6-4 6-3.
No segundo encontro dos quartos de final, Federer cumpriu o seu dever de favorito à vitória e terminou com a excelente prestação de Mischa Zverev, vencendo o alemão por fáceis parciais de 6-1 7-5 6-2, qualificando-se para o top-4 do Australian Open pela 13.ª vez na carreira e 41.ª no que a todos os torneios do Grand Slam diz respeito.
O duelo entre os dois suíços ocorrerá já nesta quinta-feira e será o 22.º encontro entre ambos, com o marcador a revelar um claro ascendente para o ex número mundial, que venceu 18 dos 21 anteriores encontros.