Aí está a reação da Real Federação Espanhola de Ténis (RFET) à “Operação Futures“, que resultou na detenção de 34 pessoas por suspeita de manipulação de resultados. Num comunicado publicado esta quinta-feira, a RFET pediu a abolição das aposta para torneios de categoria Future como forma de solucionar o problema da manipulação de resultados, por considerar estes torneios “os mais vulneráveis”.
Comunicado:
-
A RFET deseja para manifestar o seu apoio ao trabalho feito pela Guarda Civil para acabar com as batotas nos encontros, independentemente da competição e do seu nível. Da mesma forma vamos aguardar as conclusões finais, e se necessário, tomar medidas contra jogadores e/ou técnicos que, eventualmente, sejam considerados culpados.
- Como um membro ativo da ITF (Federação Internacional de Ténis), a RFET sempre demonstrou seu apoio ativo à unidade criada pela Federação Internacional chamada “Tennis Integrity Unit” para caminhar e lutar por um desporto mais limpo. Este organismo conta com o da ATP, e todos os Grand Slams.
- Além disso, estamos a trabalharem em conjunto com outras federações e com a CSD para acabar com este problema que, infelizmente, afeta outros desportos.
- A posição da federação sempre foi e continua a ser o apoio com todos os meios de limpeza de ténis. Na verdade a partir da RFET estamos a apoiar fortemente a criação de mais torneios ITF em Espanha (base do nascimento de novos jogadores) com nova ajuda económica.
-
Na opinião da RFET e como este foi expressa em numerosas ocasiões, as apostas devem desaparecer dos torneios ITF porque estes torneios são os mais vulneráveis no ténis.