Rafael Nadal entrou na madrugada desta quarta-feira (ainda terça em Nova Iorque) para a história do US Open ao tornar-se no primeiro tenista da história do torneio a vencer um encontro indoor, levando a melhor sobre o italiano Andreas Seppi na sessão noturna marcada para o Artur Ashe Stadium.
Depois de um primeiro parcial de sentido único, o jogador maiorquino de 30 anos viu a chuva aparecer e forçar a uma interrupção no encontro quando o marcador registava um 3-3 igual no segundo set, o que significou uma estreia no maior court do Mundo, que a partir desta edição conta com uma cobertura amovível.
A estrutura que agora cobre o campo com capacidade para mais de 23.000 espetadores demorou apenas cinco minutos até estar totalmente fechada e, assim, o campeão de 2010 e 2013 pode prosseguir até ao triunfo final, conseguido com os parciais de 6-0, 7-5 e 6-1.
No final do encontro, já depois de ter tentado atingir, sem sucesso, o topo da impressionante cobertura, Nadal confessou que “é ótimo ser o primeiro jogador a jogar e ganhar com o teto fechado porque também tinha sido o primeiro a treinar nestas condições. Estou muito feliz. As condições [de jogo] não são muito diferentes e a cobertura está tão alta que não me sinto fechado. Hoje não senti qualquer diferença.”
Com a implementação de uma estrutura que permite que a ação prossiga mesmo com chuva, o US Open junta-se ao Australian Open e a Wimbledon, deixando Roland Garros como o único torneio do Grand Slam que ainda não conta com pelo menos uma cobertura num dos courts principais.