Rio 2016. João Sousa e Gastão Elias reagem ao sorteio

Com a estreia nos Jogos Olímpicos ai à porta e depois de se conhecer o sorteio do quadro principal masculino, João Sousa e Gastão Elias estão cada vez mais próximos de entrar em court para representar a equipa nacional. Em declarações enviadas pela LUSA à imprensa portuguesa, o número um e número dois lusos fizeram a análise ao sorteio, aos objetivos e aos primeiros dias na Vila Olímpica.

Para João Sousa, o objetivo é dar o máximo, não deixando de sonhar com uma medalha, apesar de considerar que é algo difícil de alcançar.

A minha missão olímpica, como na vida, é dar o melhor de mim, dar tudo por tudo para vencer cada encontro disputado, com a responsabilidade de representar Portugal. Obviamente, uma medalha olímpica é o sonho de qualquer atleta, mas há que ser realista. No ténis, tudo pode acontecer e eu acho que é importante pensar encontro a encontro, com as expectativas altas, mas com os pés bem assentes na terra“, começou por dizer o vimaranense, admitindo que a estreia frente a Robin Haase não será fácil.

“Todos os jogadores aqui presentes têm mérito de aqui estar. Estar nuns Jogos Olímpicos não é para todos e vai ser, sem dúvida, um encontro difícil. É um jogador que conheço razoavelmente bem, porque já coincidi com ele várias vezes em torneios“, admitiu.

Em caso de vitória, o número um nacional poderá encara o número um mundial, algo que consideraria um privilégio. “O Djokovic é um dos melhores jogadores da história do meu desporto e seria, para mim, um privilégio, no caso de eu e ele vencermos, poder defrontá-lo nuns Jogos Olímpicos, num ambiente como este. Seria uma ótima notícia“, concluiu.

Gastão Elias, assumiu que o sorteio foi “positivo”, mas que não é por isso que irá facilitar, pois considera Kokkinakis um adversário bastante perigoso, apesar de estar fora de competição há vários meses.

“Tinha outros jogadores bem mais complicados para apanhar na primeira ronda. Obviamente é um adversário perigoso, que esteve no top 100. Embora não jogue há algum tempo, vai ser um jogo perigoso. Este torneio é diferente de todos os outros. Acredito que seja mais um ambiente de Taça Davis do que de um torneio ATP. Acredito que ele vá ter muitos australianos a apoiá-lo e isso, muitas vezes, faz com que os jogadores subam de nível e isso pode-se tornar perigoso”, afirmou.

Quanto ao objetivo, não difere muito do de Sousa, visto que a medalha também é um sonho para o tenista natural da Lourinhã. “A minha meta para o torneio não é uma meta, é um sonho, que seria a medalha. A este nível é muito difícil. Pode-se jogar muito bem e perder, portanto a minha meta vai ser dar 100 por cento e lutar até ao final. Depois aí, as vitórias vão aparecer ou não. Esperemos que, pelo menos, ganhe algumas rondas”, disse o número 61 mundial.

No que se refere às condições da Vila Olímpica, Elias não aponta problemas de maior. “Claro que nestes últimos dias estão a dar os últimos retoques, mas pareceu-me bastante bem. Nestes últimos dias, também treinámos com um bocadinho de vento e não foi fácil a adaptação. Mas hoje já foi bastante melhor, até agora nada a reclamar”, finalizou.

Recorde-se que Gastão Elias entra em court já este sábado, ao passo que Sousa deverá fazer a sua estreia no domingo.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share