À semelhança da temporada transata, será em Oliveira de Azeméis e no Porto que terão lugar os torneios internacionais mais importantes do ano em solo português logo a seguir ao Millennium Estoril Open. Mas há uma novidade: em 2016, os eventos voltam a subir de categoria e chegam ao patamar dos 25.000 dólares em prémios monetários.
Depois de, em 2015, terem distribuído 15.000 dólares em prémios monetários, os dois torneios Future organizados no Norte do país elevam a fasquia para se distanciarem ainda mais dos restantes e ganharem um novo destaque no calendário. Quanto a datas, o evento de Oliveira de Azeméis terá lugar de 26 de Setembro a 2 de Outubro, enquanto o do Porto será entre 3 e 9 de Outubro.
No que aos torneios organizados em solo português diz respeito, os Futures de Oliveira de Azeméis e o Porto Open passam a ser os torneios com maiores prémios logo a seguir ao Millennium Estoril Open, superando, assim, o Campeonato Nacional Absoluto/Taça Guilherme Pinto Basto – que em 2015 ofereceu 20.000 euros e prémios monetários.