Ainda há um wildcard por atribuir (que pode “empurrar” um dos jogadores para fora da lista de favoritos), mas é já um dado garantido (salvo desistências de última hora): todos os cabeças de série da edição de 2016 do Millennium Estoril Open são membros do top-50 mundial.
Com a chegada às meias-finais do ATP Masters 1000 de Monte Carlo (derrotou Roger Federer pelo caminho), Jo-Wilfried Tsonga chegará ao Estoril na sétima posição do ranking mundial e em busca da primeira final de carreira em terra batida (venceu 12, perdeu 10 — todas em piso rápido ou relva). O francês de 31 anos, apelidado de Muhammad Ali do ténis, só não será primeiro cabeça de série caso o wildcard seja entregue a um dos seis primeiros da classificação.
A Tsonga na lista atual segue-se um outro tenista francês, Gilles Simon, que é 18.º e este ano forçou Djokovic a uma quinta partida em pleno Australian Open. Ex-número 6 mundial, Simon (que também tem 12 títulos) sabe o que é vencer em terra batida, mas não o faz desde 2012.
O terceiro membro do top-20 mundial a vir a Portugal é o vice-campeão em título Nick Kyrgios, que este ano se estreou a conquistar torneios ATP e fecha atualmente a lista dos 20 primeiros; a fechar o top-4 está Benoit Paire, que esteve perto de derrotar Andy Murray em Monte Carlo depois de ter vencido João Sousa, que é precisamente o quinto melhor entre os atuais inscritos no Millennium Estoril Open, tendo desta forma assegurado o estatuto de cabeça de série.
Lista de cabeças de série baseada no ranking desta segunda-feira (18/04/2016), que será o mesmo do sorteio, no sábado:
1. Jo-Wilfried Tsonga (França), #7
2. Gilles Simon (França), #18
3. Nick Kyrgios (Austrália), #20
4. Benoit Paire (França), #22
5. João Sousa (Portugal), #34
6. Guillermo Garcia-Lopez (Espanha), #37
7. Borna Coric (Croácia), #41
8. Gilles Muller (Luxemburgo), #43
Seriam precisas três desistências antes do início do quadro principal para que o lote de cabeças de série do Millennium Estoril Open não fosse apenas composto por elementos do top-50 mundial, dado que a Muller na lista de inscritos se seguem Leonardo Mayer (45.º) e Pablo Carreno Busta (49.ª).