O torneio de Roland Garros divulgou esta quinta-feira versões atualizadas das listas de jogadores e jogadoras inscritos(as) nos quadros principais de singulares da edição de 2016 do torneio. O grande destaque recai na saída de Maria Sharapova da lista feminina.
Ausente da competição desde o Australian Open devido à suspensão imposta pela Federação Internacional de Ténis (ITF) depois de ter acusado positivo num controlo anti-doping realizado pós-quartos de final do Major australiano, Sharapova não deverá, assim, ser “autorizada” a regressar à competição antes do mês de junho.
Em sentido contrário, Laura Robson, Galina Voskoboeva e Vitalia Diatchenko passam a fazer parte da lista ao serem considerados os seus rankings protegidos, pelo que a norte-americana Lauren Davis é agora a primeira tenista na lista de alternates, seguida de Katerina Siniakova, Elizaveta Kulichkova, Lucie Hradecka e Andreea Mitu.
Retirada da lista foi também a italiana Flavia Pennetta, que devido ao ranking que ainda ocupa (12.ª) poderia participar na competição. No entanto, e conforme anunciado no final da última época, a italiana colocou um ponto final na carreira e não pretende regressar à competição.
Portugal não conta com qualquer representante no quadro principal do torneio.