Nome de Tomas Berdych surge nas investigações do caso Panama Papers

O nome de Tomas Berdych integra a lista de pessoas de nacionalidade checas suspeitas de terem utilizado contas offshore para evitar o pagamento de impostos, conforme foi esta terça-feira anunciado pela imprensa checa. A Radio Prague dá também conta de que o Primeiro Ministro do país, Bohuslav Sobotka, terá dado indicações às autoridades para investigarem os 300 nomes que dizem respeito ao país e estão contidos no dossier.

Divulgada no último domingo pelo jornal alemão Sudeustche Zeitung, a investigação feita pelo Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação e que reuniu profissionais de vários países (em Portugal, o Expresso e a TVI fazem parte da equipa que investigou secretamente o caso no último ano) divulgou mais de 11 milhões de documentos que dão conta de milhares de nomes suspeitos de terem fugido ao fisco através da Mossack Fonseca, uma firma de advogados sediada no Panamá e que conta com filiais em Miami, Hong Kong e Zurique, entre outras cidades.

Finalista do torneio de Wimbledon em 2010 e número sete mundial, Tomas Berdych, que tem atualmente 30 anos, é, segundo a imprensa do seu país, suspeito de ter recorrido à empresa sediada no Panamá para “fugir” aos impostos. O futebolista Lionel Messi também está entre os suspeitos e tem sido um dos maiores visados pela imprensa internacional, dado que já anteriormente fora acusado de contornar as leis fiscais.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share