Portugal 1-3 Áustria. Dominic Thiem faz o “tri” com vitória sobre João Sousa e resolve eliminatória

GUIMARÃES –  Não parece haver quem pare Dominic Thiem. Depois de uma Golden Swing que o catapultou para o top15 mundial, o jogador austríaco derrotou este domingo João Sousa de forma categórica para selar a eliminatória entre Portugal e Áustria (relativa à primeira ronda do Grupo I da Taça Davis) com o resultado favorável à equipa visitante. Desde julho de 2004 que Portugal não perdia uma eliminatória em casa.

Forçado a vencer o encontro inaugural da jornada deste domingo para manter “vivas” as hipóteses de vitória da equipa portuguesa, João Sousa viu serem-lhe negadas todas as oportunidades que poderia ter pelo jogador em melhor forma do circuito mundial, acabando por sair derrotado em três parciais, 6-2 6-4 6-2, ao cabo de 1h34.

Muito “solto” na grande maioria das pancadas que efetuou e até nas poucas ocasiões em que foi chamado à rede, Thiem revelou-se uma parede difícil de desmoronar e nem quando o seu primeiro serviço não apareceu cedeu terreno ao vimaranense.

A forma semelhante à das últimas semanas — em que brilhou quer na terra batida brasileira quer na transição para o piso rápido de Acapulco — apareceu numa altura em que seria expectável o acusar de algum desgaste físico, próprio dos 10 sets que jogou nas 48 horas anteriores ao seu segundo embate de singulares, mas nem no capítulo físico o jovem austríaco apontado como um dos próximos líderes do ranking cedeu.

Chegado a Guimarães sem qualquer vitória pela sua seleção, Dominic Thiem sai da cidade berço com os três triunfos (dois em singulares, um em pares, ao lado de Alexander Peya) que dão à Áustria o apuramento para a segunda ronda do Grupo I da Zona Euro-Africana da Taça Davis. Com o resultado em 3-1, Portugal perde pela primeira vez desde julho de 2014 (Sérvia e Montenegro, nos quartos de final do Grupo II) uma eliminatória em território nacional e já sabe que terá de disputar o play-off para se manter no mesmo escalão em 2017.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share