Portugal 1-2 Áustria. Visitantes partem em vantagem para o dia de todas as decisões

GUIMARÃES – O começo foi promissor e permitiu a todos os presentes no Pavilhão do Vitória Sport Clube sonharem com a vantagem à partida para o terceiro dia, mas João Sousa e Gastão Elias não conseguiram segurar a vantagem no encontro de pares deste sábado. Está consumada a reviravolta na eliminatória da Taça Davis.

Vindos de um dia 50-50 que terminou com uma vitória para cada lado, João Sousa e Gastão Elias entraram melhor no duelo-espetáculo deste sábado e chegaram mesmo à vantagem de dois sets a zero, mas contra tudo e contra todos, apupada e “abafada” pelos muitos espetadores que se fizeram ouvir em Guimarães, Dominic Thiem e Alexander Peya conseguiram dar a volta ao encontro para vencerem por 6-7(6) 6-7(4) 6-1 6-3 6-4, ao cabo de 3h45.

Com apenas um encontro de pares realizado na Taça Davis até este fim-de-semana, foi precisamente Dominic Thiem — número 14 mundial em singulares, que na sexta-feira teve de dar o tudo por tudo para derrotar Gastão Elias em singulares — o elo mais fraco dos primeiros parciais, mas com o avançar do marcador fez-se valer da experiência do seu companheiro (16 encontros de pares só na competição por equipas) para congelar a equipa portuguesa.

Enquanto o “desperdício” das vantagens adquiridas com quebras de serviços e revelou corrigido com as vitórias nos dois tiebreaks dos dois primeiros sets, nos parciais seguintes nem Sousa nem Elias conseguiram manter os níveis de concentração e eficácia, o que, conjugada com a clara subida de rendimento da equipa visitante, resultou numa tremenda reviravolta que muito significa para o conjunto austríaco.

Se em Viena “reina” a ópera, o palco especialmente montado para a Taça Davis em Guimarães deu lugar a um verdadeiro golpe de teatro que permite à equipa da Áustria colocar-se pela primeira vez na frente de uma eliminatória que começou com o triunfo de João Sousa sobre Gerard Melzer.

Em desvantagem no duelo (1-2) à entrada para o último dia da primeira eliminatória do Grupo I, a seleção nacional portuguesa terá de vencer os dois encontros de singulares para sair vencedora do confronto e marcar presença na segunda ronda (de 15 a 17 de julho). No primeiro duelo marcado para este domingo, talvez o mais aguardado de todo o fim-de-semana, João Sousa terá pela frente Dominic Thiem (12h, transmissão Sport TV 4), ao que se seguirá o confronto entre Gastão Elias e Gerard Melzer.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share