Não começa da melhor forma o confronto entre Portugal e Croácia, que marca a despedida das duas equipas do Grupo I da Zona Euro-Africana da Fed Cup 2016 (já com manutenção assegurada para o próximo ano). A abrir a jornada deste sábado, Maria João Koehler foi derrotada no primeiro singular e a seleção nacional terá assim de recuperar da desvantagem de 0-1 para conseguir terminar em quinto lugar.
Tendo pela frente Silvia Njiric, que ocupa a 431.ª posição na hierarquia individual feminina, a tenista portuguesa de 23 anos não conseguiu repetir o resultado positivo da última quinta-feira, determinante para as aspirações da equipa, e saiu derrotada em duas partidas e pelos parciais de 6-4 e 6-3, ao cabo de 1h22.
Sofrida que está a derrota no primeiro duelo do dia, Portugal vê a Croácia aproximar-se da chegada ao tão desejado quinto lugar final na classificação do Grupo I, que a ser atingido pelas cores portuguesas significaria a melhor classificação de sempre na competição a par do ano de 2012.
Ainda esta tarde, e com a tarefa de igualar a eliminatória para adiar todas as decisões para o embate de pares, a número um nacional Michelle Larcher de Brito voltará ao court para medir forças com a jovem Ana Konjuh, de apenas 18 anos e 80.ª classificada no ranking. Recorde-se que a tenista portuguesa perdeu os dois encontros de singulares que disputou até ao momento, somando uma vitória em pares, ao lado de Koehler.