Com a última jornada da fase de grupos a chegar ao fim, ficaram este sábado determinadas todas as posições das equipas nas Pools do Grupo I da Zona Euro-Africana da Fed Cup 2016. Portugal, que tem a manutenção garantida, joga agora pela possibilidade de igualar o melhor resultado de sempre na competição.
Terminada a Pool A na segunda posição, a equipa portuguesa terá este sábado pela frente a seleção da Croácia num confronto marcado para a segunda parte da jornada em Eilat, Israel (15h30 locais, 13h30 em Portugal Continental) e que em caso de vitória vale o quinto lugar final no Grupo I.
A seleção adversária da equipa portuguesa no sábado foi conhecida no final da jornada desta sexta-feira no limite das ‘contas’, com Julia Glushko e Shahar Peer a ‘arrancarem a ferros’ uma vitória sobre Darija Jurak e Ana Konjuh nos pares para darem a Israel o triunfo e consequente primeiro lugar no grupo.
Nos dois encontros disputados pelas duas equipas anteriormente, foi a Croácia quem levou sempre a melhor, ao vencer por 2-0 em Atenas no ano de 1992 e por 2-1 no Completo de Ténis do Jamor na temporada de 2010. Ambos os encontros aconteceram na fase de grupos do Grupo I.
A registar-se uma vitória da equipa nacional na jornada de sábado, Neuza Silva, Michelle Larcher de Brito, Maria João Koehler, Bárbara Luz Medeiros e Inês Murta igualarão o melhor resultado da história de Portugal na competição, alcançado em 2012.