Pelo quinto ano consecutivo, e agora com a competição de regresso a Eilat, Israel, a seleção nacional portuguesa figurou no sorteio do Grupo I da Zona Euro-Africana da Fed Cup, que tomou lugar na manhã desta sexta-feira. A competição terá lugar entre os dias 3 e 6 de fevereiro nos campos de piso rápido do Municipal Tennis Centre.
Com Michelle Larcher de Brito, Inês Murta, Maria João Koehler e Bárbara Luz escaladas por Neuza Silva para aquela que será a sua estreia enquanto capitã da equipa, depois de no último mês de dezembro ter substituído André Lopes em vésperas do estádio, o conjunto português foi colocado no Grupo A juntamente com Suécia e Ucrânia. Só a equipa que terminar no primeiro lugar terá hipótese de seguir para a fase seguinte.
Colocado num grupo com apenas três selecções, Portugal terá de terminar no primeiro lugar para garantir o acesso ao play-off de apuramento para o Grupo Mundial II (as equipas líderes dos Grupos A e B defrontam as vencedoras dos Grupos C e D, respetivamente, com as duas vencedoras a seguirem em frente); já no sentido oposto, os quatro piores conjuntos disputarão um play-off que determinará quais serão os dois países relegados para o Grupo II zonal. As restantes equipas jogarão entre si para definir toda a classificação geral e definir as cabeças de série da edição seguinte.
Constituição dos grupos:
- Grupo A: Portugal, Suécia, Ucrânia.
- Grupo B: Grã-Bretanha, Geórgia, África do Sul.
- Grupo C: Croácia, Turquia, Estónia, Israel.
- Grupo D: Hungria, Bélgica, Bulgária, Letónia.