Rojer e Tecau fecharam semana de ouro com registo histórico

Coube ao holandês Jean-Julien Rojer e ao romeno Horia Tecau vencer a edição de 2015 do ATP World Tour Finals, mas esta não foi uma vitória normal. Aliás, não foi uma semana normal. Há muito por trás do triunfo da dupla que assim chega literalmente ao topo do ténis, terminando o ano como líder do ranking.

Campeões em Wimbledon na presente temporada, Rojer e Tecau chegavam a Londres com o desejo de voltarem a ser bem sucedidos na cidade britânica mas não tinham — e nunca tiveram — tarefa fácil. No início, o registo do tenista holandês na competição era de… Nove derrotas em nove encontros disputados. No final? Dez sets ganhos em outros tantos disputados, o que resultou em vitórias sobre Ivan Dodig e Marcelo Melo (na altura líder do ranking) e os irmãos Bryan nas meias-finais, triunfo que aliás lhes valeria a subida ao topo da tabela.

Ultrapassado o obstáculo mais temível (até à jornada de sábado, Rojer e Tecau tinham quatro derrotas em quatro confrontos com os gémeos norte-americanos), chegava a hora da derradeira final. Era a hora da decisão e um momento difícil para Tecau, que pela frente tinha o seu compatriota Florin Mergea aliado ao indiano Rohan Bopanna. Mas as dificuldades foram postas para trás tão rápido quanto nas rondas anteriores e a vitória chegou sem sofrimento de maior, com os números de 6-4 6-3.

Quão histórica é a vitória de Jean-Julien Rojer e Horia Tecau no ATP World Tour Finals 2015? Muito história. Pela primeira vez desde 1986, o ano em que a prova começou a ser disputada num formato de round robin, uma equipa chegou ao título sem ceder qualquer set.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share