O ATP World Tour Finals é mágico. Por isso, e segundo o formato, é possível um jogador perder determinado encontro e na ronda seguinte colocar o seu carrasco na próxima fase. Foi o que aconteceu esta quarta-feira, com o suíço Stanislas Wawrinka a ‘renascer’ para se manter vivo em prova e enviar Rafael Nadal para as meias-finais na O2 Arena como primeiro classificado do Grupo B.
Parece não haver nada a fazer. Os anos passam e Roger Federer e Rafael Nadal continuam nas bocas do mundo, (quase) sempre presentes nas últimas fases. Mesmo depois de uma das suas piores épocas, o tenista espanhol conseguiu voltar ao seu melhor nível para no primeiro duelo desta quarta-feira derrotar Andy Murray, por esclarecedores 6-4 6-1, e fazer as ‘desfeitas’ ao público da casa.
Ainda que não diretamente, o resultado obtido com aquela que foi uma das suas melhores exibições em 2015 — e, de certa forma, uma ‘vingança’ pela derrota para o britânico na final do ATP Masters 1000 de Madrid, em maio — permitiria mais tarde a Nadal carimbar o apuramento para as meias-finais, onde até agora apenas está Roger Federer. Tudo porque um outro suíço, Stanislas Wawrinka, venceu primeiro um e depois outro set (7-5 6-2) a David Ferrer.
As contas não são complicadas de fazer mas podem assumir contornos traidores. Simplifiquemos: para seguir em frente ainda hoje, Nadal precisava que Wawrinka vencesse pelo menos um set frente a Ferrer, e assim foi; com mais do que um, o tenista espanhol viu ser-lhe inclusivamente confirmado o primeiro lugar do Grupo B (ficando, por isso, a aguardar muito provavelmente por Novak Djokovic nas meias-finais), que com esta conjugação de resultados viu um jogador dizer desde já adeus às hipóteses de apuramento: David Ferrer.
Jogo jogado, hipóteses discutidas, o primeiro lugar é de Rafael Nadal e o segundo será de Andy Murray ou Stanislas Wawrinka, que na sexta-feira medirão forças num duelo decisivo.
Classificação do Grupo B (Ilie Nastase):
1. Rafael Nadal, 2 vitórias, 4 sets ganhos – APURADO COMO 1.º DO GRUPO
2. Andy Murray, 1 vitória, 2 sets ganhos
3. Stanislas Wawrinka, 1 vitória, 2 sets ganhos
4. David Ferrer, 2 derrotas, 4 sets perdidos – ELIMINADO