World Tour Finals, Dia 3: ‘Vingança’ londrina e qualificação para as meias-finais

Já é conhecido o nome do primeiro jogador a garantir presença nas meias-finais do ATP World Tour Finals 2015. No duelo do dia, que era também um dos mais aguardados do torneio e das últimas semanas, Roger Federer levou a melhor sobre Novak Djokovic para avançar uma vez mais para a penúltima fase do Masters numa jornada que contou ainda com a estreia de Kei Nishikori nas vitórias.

Os números estavam todos contra Roger Federer, hexacampeão da prova que encerra a temporada masculina: Djokovic levava vantagem nos duelos disputados na presente temporada (4-2) e ‘carregava’ dois registos que impõem respeito a qualquer adversário: 23 encontros consecutivos(!) sem conhecer o sabor da derrota e 38 triunfos nos seus últimos 38 encontros disputados em condições indoor. Esta terça-feira, escreveu-se outra história e com os parciais de 7-5 6-2 a favor do suíço, número três mundial, que assim ‘vingou’ a derrota sofrida na final de Wimbledon há dois pares de meses.

Se o começo do encontro foi muito equilibrado, Roger Federer mostrou desde cedo querer retirar tempo ao número um mundial e procurava conquistar pontos curtos para aumentar as suas hipóteses de vitória naquele que era o capítulo 43 de uma das rivalidades mais celebradas da modalidade. O equilíbrio (21-21) nos registos prometia mas dentro do court a pintura inverteu-se e no duelo noturno desta terceira jornada houve domínio da parte do tenista suíço, que mais eficaz do que o habitual na conversão de pontos de break deu poucas hipóteses a Novak Djokovic.

Consistente do fundo do campo e à procura de soluções um pouco em todo o terreno, Federer (campeão em 2003, 2004, 2006, 2007, 2010 e 2011) encontrou do outro lado da rede um Djokovic (vencedor em 2008, 2012, 2013 e 2014) menos inspirado do que é habitual e soube aproveitá-lo, conseguindo assim a desejada vitória em parciais diretos que o coloca automaticamente nas meias-finais, dado que mesmo que perca o próximo encontro terá vantagem sobre um dos dois jogadores (Djokovic e Nishikori) em condições de apuramento e, assim, sabe que não falhará as meias-finais.

Já no encontro que abriu a jornada desta terça-feira, o japonês Kei Nishikori e o checo Tomas Berdych levaram o marcador da O2 Arena, em Londres, a um terceiro set pela primeira vez num encontro de singulares da presente edição do torneio, e se o equilíbrio foi nota dominante, no final foi o nipónico, conhecido pela sua autoridade em derradeiros parciais, a conseguir agarrar o triunfo. (7-5 3-6 6-3).

Classificação do Grupo A (Stan Smith):

1. Roger Federer, 2 vitórias, 4 sets ganhos – APURADO
2. Novak Djokovic, 1 vitória, 2 sets ganhos (vantagem no confronto com Kei Nishikori)
3. Kei Nishikori, 1 vitória, 2 sets ganhos
4. Tomas Berdych, 2 derrotas, 1 set ganho

Para amanhã, quarta-feira, estão agendados encontros da segunda jornada do Grupo B, que colocarão frente a frente Andy Murray e Rafael Nadal a partir das 14h locais e Stanislas Wawrinka e David Ferrer nunca antes das 20h.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share