Portugal na Davis? Sim! Mas no Grupo I

Venus Williams
Aos 37 anos, Venus procura o título mais importante da última década

“À primeira todos caem, à segunda só cai quem quer”. “Gato escaldado de água fria tem medo”. A sabedoria popular é valiosa e qualquer um destes dois provérbios calça na perfeição com o primeiro encontro da jornada de hoje, em Viana do Castelo. Vacinado contra as incidências que ditaram o desaire de Portugal no primeiro dia de prova, João Sousa deu esta tarde a estocada final na Bielorrússia, perante um court central do Clube de Ténis de Viana a rebentar pelas costuras.

O dia era de decisões e João Sousa encarregou-se de fechar com chave de ouro o confronto com os bielorrussos. Com uma exibição bastantes furos acima relativamente à de sexta-feira, o número 1 nacional “despachou” o número 1 bielorrusso, Uladzimir Ignatik, com os parciais de 6-1, 6-1 e 6-4, para assegurar que Portugal vai disputar o Grupo I da Zona Europa/África da Taça Davis de 2016.

João Sousa esteve verdadeiramente intratável. Embalado pela exibição de pares na jornada de ontem, o vimaranense alinhou uma das melhores exibições dos últimos meses e deixou Ignatik sem qualquer hipótese. O bielorrusso tentou todas as tácticas possíveis e imaginárias que conseguiu mas nenhuma se revelou suficiente para provocar estragos no jogo do português. Autoritário e sem os altos e baixos que teve na sexta feira, Sousa ‘atropelou’ para dar o ponto decisivo a Portugal.

A contenda está decidida, mas não fechada. Ainda há um encontro para disputar e é provável que o eleito de Nuno Marques para defender as cores portuguesas seja Rui Machado ou Frederico Silva. Mas independentemente do resultado, o objectivo principal à partida para o duelo frente à selecção de leste está conseguido: Portugal na Davis? Sim! Mas no Grupo I.

[João Correia com João Pedro Castro]

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share