Vitória brilhante em pares coloca Portugal com Grupo I à vista

A selecção portuguesa está mais perto da subida ao Grupo I da zona Europa/África da Taça Davis — a competição mais importante de ténis entre países. Depois dos dois embates de singulares na jornada de ontem (derrota de João Sousa e vitória de Gastão Elias), o dia de hoje foi exclusivamente dedicado ao encontro de pares e a dupla portuguesa não defraudou as expectativas (pelo contrário!) dos milhares de adeptos que encheram as bancadas do acolhedor court central do Clube de Ténis de Viana.

Se é verdade que do outro lado da rede, ao lado de Sergey Betov, estava um enorme campeão do circuito de pares, o veterano Max Mirnyi, que aos 38 anos pode orgulhar-se de ter no seu palmarés dez títulos de pares (masculinos e mistos) de torneios do Grand Slam e uma medalha de ouro (Jogos Olímpicos de 2012), não é menos verdade que João Sousa e Gastão Elias estiveram à altura dos acontecimentos.

O triunfo que coloca Portugal na frente da eliminatória diante da Bielorrússia foi obtido em 5 sets, por 7-6(3), 4-6, 6-3, 6-7(5) e 6-3, num encontro em que o público encheu o Clube de Ténis de Viana e o equilíbrio foi nota dominante ao longo de todas as quatro horas de embate. Gastão Elias entrou mais confiante no duelo, ‘puxando’ pela equipa portuguesa, mas com a evolução do marcador tanto um quanto outro jogador foram unindo esforços para, mais motivados, fazerem frente a uma dupla muito perigosa.

Com pontos extraordinários e com um ‘ambiente de arrepiar qualquer um’, a equipa portuguesa tremeu apenas no 9.º jogo da segunda partida e na reta final do quarto parcial, tendo jogado espectacularmente bem nos pontos importantes do resto do encontro para conseguir regressar ao ascendente e confirmar o importantíssimo triunfo. Betov foi o elo mais fraco dos quatro intérpretes em campo, mostrando mais inexperiência em ténis ao mais alto nível naquela que foi apenas a quarta vez que uniu esforços com Mirnyi.

A contenda de amanhã (domingo) é sinónima de decisões. Salvaguardando alguma alteração, João Sousa terá pela frente Uladzimir Ignatik, ao passo que Gastão Elias defrontará Egor Gerasimov. O primeiro encontro do dia tem início marcado para as 11h.

[João Correia com João Pedro Castro]

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share