Um título, uma posição ganha. Foi assim a última semana de Rafael Nadal, que com a vitória no ATP 500 de Hamburgo recuperou um lugar no top10 mundial, onde também Marin Cilic surge em destaque ao ganhar igualmente um posto. Já no circuito feminino, não houve alterações entre a elite e o grande destaque vai mesmo para a entrada de Teliana Pereira no top50.
Com o terceiro título conquistado em 2015 (o primeiro da categoria 500), Rafael Nadal voltou a sorrir na terra batida e prepara-se agora para a temporada de piso rápido com um novo ânimo, embalado pela forma mais ‘sorridente’ ao seu futuro que apresentou no torneio alemão. Ainda que por pouco (10), os pontos conquistados permitem-lhe recuperar terreno e subir à 9.ª posição, até então ocupada por Marin Cilic que, sem jogar, também subiu e fez assim com que Milos Raonic descesse do 8.º para o último lugar dos dez primeiros.
Como consequência das boas semanas, também Fabio Fognini (27.º) e Thomaz Bellucci (31.º) subiram na hierarquia, mas mais acima, em #21, está ainda Dominic Thiem, que vem de dois títulos consecutivos no circuito ATP.
Já no circuito feminino, o principal destaque vai mesmo para a entrada de Teliana Pereira no top50. Aos 27 anos, a jogadora brasileira que venceu o WTA de Florianopolis, perante os seus adeptos e família, subiu da 78.ª até à 48.ª, merecendo todo o destaque da semana numa tabela que não registou quaisquer alterações nas dez primeiras.
No capítulo nacional, João Sousa — que chegou aos quartos-de-final em Gstaad, onde só foi derrotado por David Goffin depois de três longos sets — subiu um lugar para ocupar esta segunda-feira a 42.ª posição, a sua melhor desde setembro de 2014. O tenista vimaranense continua a ser seguido por Gastão Elias, que também subiu (#184) e Rui Machado (agora #248), enquanto Frederico Silva e João Domingues fecham o lote dos cinco primeiros lusitanos. Falando de posições, o maior destaque vai para Pedro Sousa, que escalou 92 para se fixar no 761.º posto.
Nas senhoras, Michelle Larcher de Brito continua a ser a número um indiscutível, fixando-se no 156º posto. Inês Murta, a segunda melhor jogadora, subiu quatro posições e é a 789.ª, enquanto Maria João Koehler, Joana Vale Costa e Mafalda Fernandes se fixam, respetivamente, nas posições 806, 924 e 1103.