Já está! Portugal somou hoje a sua terceira vitória em três encontros disputados frente a Marrocos, ao levar a melhor no encontro de pares, e garantiu assim o apuramento para a segunda ronda do Grupo II da Zona Euro-Africana da Taça Davis, garantindo um terceiro e último dia de competição no Centro de Alto Rendimento do Jamor livre de qualquer pressão.
Com João Sousa, o número um nacional, a unir forças com Frederico Silva numa parceria inédita (no ano passado, o caldense disputou dois jogos de singulares na competição mas nunca havia jogado pares, uma vertente em que é especialista), a seleção nacional superou um começo difícil no qual Marrocos foi superior para garantir a vitória ainda em três sets, por 7-6(6) 6-0 6-1, frente a Lamine Ouahab e Younes Rachidi.
As bancadas do Centro de Alto Rendimento estavam lotadas, sem hipótese de acolher mais espetadores, e viram a dupla portuguesa superiorizar-se num embate muito interessante no qual Sousa e Silva puderam mostrar toda a sua superioridade quer no fundo do court quer à rede, apesar das diversas tentativas do conjunto marroquino de ‘roubar’ o parcial inaugural.
Para amanhã, e já com a eliminatória resolvida, estão ainda previstos dois encontros de singulares. João Sousa e Rui Machado foram os dois jogadores inicialmente escalados, mas com a vitória garantida é expectável que Nuno Marques coloque Frederico Silva e João Domingues em campo.
Apurada então para a segunda ronda, apesar do fim-de-semana ainda não ter terminado, Portugal espera agora pelo término do embate entre Finlândia e Mónaco (2-1) para conhecer o seu próximo adversário. Caso seja o primeiro conjunto a vencer, a 2º ronda será disputada em Portugal.
Galeria de fotografias (utilize a seta da esquerda para navegar):