Está concluída a jornada desta quinta-feira da 15ª edição do Porto Open, prova inscrita no circuito profissional masculino da ITF e que distribui 10 mil dólares em prémios monetários. Num dia muito positivo para o ténis nacional, Rui Machado (268º ATP) foi o último português a entrar em court no quadro de singulares e não desiludiu.
Antigo número 59 do ranking mundial, Machado impos-se diante do espanhol Mario Vilella Martinez, de 19 anos e sem classificação ATP, por expressivos parciais de 6-2 6-4, em 1h32 de jogo.
O experiente tenista algarvio de 30 anos nem precisou de jogar o seu melhor ténis para carimbar a vitória. Com 19 pontos perdidos nos seus jogos de serviço, o pupilo de André Lopes conseguiu quebrar o saque adversário por 5 ocasiões em 17 oportunidades e registou um total de 70 pontos ganhos, contra os 52 do espanhol.
Nos quartos-de-final, o número 3 português, que participa no torneio a convite dos directores da prova, vai medir forças com novo tenista espanhol, desta feita David Perez Sanz, 5º cabeça de série e 426º do mundo, responsável pela eliminação de Gonçalo Falcão na jornada de hoje.
Recorde-se que, além de Rui Machado, são cinco os tenistas portugueses que marcam presença no top-8 da competição portuense. De resto, estão desde já reservados dois lugares para as cores portuguesas nas meias-finais.