A pouco mais de duas semanas do começo do último Grand Slam da temporada, o US Open, é altura de analisar as principais candidatas ao título do quadro principal feminino e ainda as possíveis surpresas.
Na próxima semana analisarei os principais candidatos ao título masculino e, por fim, a dois dias do começo do torneio será altura de falar dos jogadores portugueses que participarão no torneio.
Serena Williams: apesar de ter falhado a maior parte da temporada e de, em 2010, não ter disputado sequer o US Open – na verdade Serena não jogou qualquer torneio desde Wimbledon desse ano, até que voltou ao All England Club nesta temporada -, a norte-americana já foi por cinco vezes líder do ranking mundial e detém treze títulos do Grand Slam (dos quais três foram conquistados em piso norte-americano). O último triunfo de Serena em Flushing Meadows data de 2008, mas a mais nova das irmãs Williams tem vindo a mostrar que está a recuperar a sua forma e é uma das sérias candidatas a triunfar no dia 10 de Setembro.
Caroline Wozniacki: a jovem dinamarquesa começou a temporada com as meias-finais no Australian Open, o seu melhor registo em Melbourne, e em Wimbledon igualou a quarta ronda dos dois últimos anos. Actualmente na primeira posição do ranking mundial, com apenas 21 anos, Caroline Wozniacki tentará chegar novamente à final (tal como em 2009, quando perdeu para Kim Clijsters) e melhorar o registo do ano passado (onde se ficou pelas meias-finais, sendo surpreendida por Vera Zvonareva). O US Open é o palco onde a dinamarquesa obteve melhores resultados em torneios do Grand Slam e isso poderá ser mais um factor importante para Wozniacki, que deverá quer acabar de vez com as criticas ao facto de ser número um mundial sem ainda ter conquistado qualquer título Major.
Kim Clijsters: a belga começou da melhor maneira a temporada e venceu, em Melbourne, o primeiro Grand Slam fora de Nova Iorque. Apesar de ter cedido na segunda ronda do Grand Slam francês e de ter falhado, entre outros, o torneio de Wimbledon por lesão, Clijsters é uma séria candidata ao triunfo na cidade norte-americana; um falhanço em Nova Iorque poderá ditar a descida de Clijsters para fora do top3, dado que a veterana belga triunfou no torneios nas duas últimas edições.
Maria Sharapova: a jovem tenista russa parece estar a voltar ao seu melhor e, em Roland Garros, conseguiu atingir as meias-finais; já em Wimbledon foi surpreendida por Kvitova na final, mas chegou ao que à muito não chegava: a final de um Grand Slam. Com a vitória em 2006 perante o público norte-americano já bem distante, Sharapova quererá certamente voltar a triunfar e tem mais um ponto a seu favor: tem armas para tal.
Venus Williams: a norte-americana já triunfou em Nova Iorque por duas vezes, em 2000 e em 2001, e o último título do Grand Slam conquistado pela mais velha das irmãs Williams data de 2008, aquando da conquista de Wimbledon. Com apenas três torneios disputados esta temporada, Venus Williams poderá chegar a Flushing Meadows com muito menos rotação que as restantes adversárias, mas a frescura física poderá ser um ponto a seu favor.
Victoria Azarenka, Vera Zvonareva, Li Na, Petra Kvitova, Andrea Petkovic e Ana Ivanovic deverão – também elas – conseguir bons resultados no torneio norte-americano.