Andy Murray é escocês e tem apenas 23 anos (nascido a 15 de Maio de 1987). Conta já com três finais em torneios do Grand Slam, a primeira no US Open em 2008, e as seguintes em Melbourne, Austrália, em 2010 e 2011.
Não é, de facto, um mau registo, se a isso ainda juntarmos 16 títulos ATP. Andy Murray dá-se bastante bem em piso rápido e prova disso são as já referidas três finais; o problema parece chegar quando o britânico atinge o último jogo das provas, dado que ainda não conseguiu vencer um único set(!) em qualquer uma delas.
A final do Australian Open 2011 devastou completamente Andy (4/6 2/6 e 3/6 frente ao sérvio Novak Djokovic), que desde então não tem vindo a conseguir pôr em prática o seu melhor jogo, o que o leva a somar – desde então – três derrotas consecutivas: Roterdão, Indian Wells e Miami, não tendo ganho um único set nestes encontros. São, no total, quatro jogos seguidos perdidos sem ganhar qualquer set, um facto preocupante para o escocês, que tem mostrado constantemente a sua insatisfação.
Murray jogará o Barcelona Open a partir de 18 de Abril e tentará, em solo espanhol, obter a sua primeira vitória desde o desaire na Austrália.