Depois de um período em que o ranking mundial feminino era liderado única e absolutamente pela norte-americana Serena Williams, a dinamarquesa Caroline Wozniacki e a belga Kim Clijsters lutam arduamente para se manterem no topo. Wozniacki, de apenas 20 anos, apareceu pela primeira vez na primeira posição no último semestre de 2010, enquanto que Kim Clijsters conhece a primeira posição desde 2003.
A dinamarquesa atravessava um período confortável – em grande parte devido ao seu magnífico final de 2010 – mas Kim Clijsters venceu o Australian Open e cedo voltou à primeira posição do ranking, ainda que por pouco tempo. Hoje, aquando da disputa do torneio de Indian Wells, a primeira posição do ranking mundial está nas mãos da mais recente vencedora do Grand Slam australiano, dado que depende de si própria para ascender ao lugar. Em 2010 a belga ficou-se pela segunda ronda do torneio – onde já se encontra este ano – e tem apenas de vencer mais jogos que Wozniacki no torneio para voltar ao topo da hierarquia mundial.
Depois do torneio de Indian Wells, segue-se o torneio de Miami, onde Clijsters venceu Venus Williams na final; Wozniacki poderá ver neste torneio uma oportunidade para voltar a aumentar a vantagem pontual para com Kim Clijsters, dando continuidade a uma luta saudável entre ambas as jogadoras pelo primeiro lugar.