João Domingues volta a brilhar no Rio e garante o melhor ranking da carreira

Millennium Estoril Open

Depois de ter furado a fase de qualificação para se estrear em quadros principais de ATP 500, João Domingues garantiu o acesso à segunda ronda do Rio Open. Esta terça-feira, o oliveirense voltou a medir forças com Federico Gaio (que já tinha defrontado na última ronda do qualifying), que assumiu o lugar do lesionado Pedro Sousa. O tenista português venceu por 7-6(8) e 6-4 e, para além da estreia em segundas rondas de ATP 500, assegurou já o melhor ranking da carreira, uma vez que vai aproximar-se do 150.º lugar.

O arranque do tenista luso foi forte e resultou num break madrugador. No entanto, o serviço de Domingues foi um problema numa fase inicial do encontro e Gaio aproveitou para vencer quatro jogos consecutivos e inverter o resultado (de 0-2 para 4-2). O italiano passou o resto do parcial no comando, até chegar à altura de servir para vencer o primeiro set. Com um winner de direita na resposta a um segundo serviço, Domingues quebrou o serviço do transalpino e regressou à discussão do set.

A reta final do primeiro parcial foi empolgante. João Domingues iniciou muito bem o tie-break, com uma vantagem de 4-1, mas não conseguiu evitar que o adversário desse a volta ao resultado. Gaio dispôs dos primeiros dois set points, ambos salvos por Domingues. O português também teve duas oportunidades para concluir o parcial e, depois de falhar na primeira, não vacilou na segunda chance e adiantou-se no placard.

O segundo set destacou-se pela competência de ambos na hora de servir. João Domingues, mais confiante, foi quem ameaçou sempre chegar ao break e, ao sétimo jogo, acabou mesmo por consegui-lo. O primeiro ponto de break para Gaio na segunda partida surgiu quando o português servia a 5-4 para fechar o encontro. Domingues evitou a perda do jogo de serviço e, assim que surgiu o primeiro match point, concluiu o encontro da melhor maneira possível, com um potente winner de direita que colocou um ponto final na contenda, ao cabo de uma hora e 46 minutos.

A vitória de João Domingues é mais uma conquista histórica para o ténis português. O tenista de Oliveira de Azeméis tem à espera na segunda ronda o qualifier italiano Gianluca Mager (#128 ATP), que surpreendeu o norueguês Casper Ruud (#34). Domingues e Mager vão defrontar-se pela terceira vez, sendo que os anteriores encontros terminaram com uma vitória para cada lado.

Atualizado às 00h18.

Total
0
Shares
Total
0
Share