Maria Inês Fonte perde e Portugal não escapa ao play-off de manutenção

À entrada para o terceiro dia da fase de grupo as contas eram simples: Portugal precisava de um registo perfeito contra a Finlândia para garantir automaticamente a manutenção no Grupo II da Fed Cup e marcar presença no play-off de promoção. Mas Maria Inês Fonte foi derrotada no primeiro encontro da jornada e assim a seleção nacional feminina já sabe que vai ter de lutar para não descer.

De regresso depois de um dia de ausência devido a lesão, a número três portuguesa no ranking WTA (é a 894.ª classificada) não conseguiu apresentar o nível da jornada inaugural e perdeu de forma clara para Anastasia Kulikova, parciais de 6-0 e 6-3.

Número 526 do ranking, a jovem finlandesa nascida em 2000 esteve sempre no comando do encontro e só encontrou alguma resistência da parte de Fonte já no decorrer da terceira partida, que ainda assim venceu sem dificuldades de maior (não enfrentou um único ponto de break em todo o encontro).

Com a derrota, a quinta noutros tantos encontros de singulares já disputados em Helsínquia, Portugal já não conseguirá assegurar a manutenção na jornada desta quinta-feira: mesmo trunfos no segundo singular e no par seriam insuficientes para a equipa liderada por Neuza Silva ultrapassar dois conjuntos na classificação final da Pool B.

Por isso, será necessário jogar o play-off de manutenção, marcado para sexta-feira entre as quatro equipas que terminam nas últimas posições dos dois grupos que vão a jogo esta semana em solo finlandês.

Total
0
Shares
Total
0
Share