Monastir. Nuno Borges chega aos quartos de final com reviravolta

O português Nuno Borges conseguiu, esta quinta-feira, uma grande vitória no quadro principal do ITF de 15.000 dólares de Monastir, na Tunísia. O luso garantiu o apuramento para os quartos de final ao bater o terceiro cabeça de série, Artem Dubrivnyy (#397 ATP), em três sets.

O encontro começou da melhor forma para Borges, que liderou quase todo o primeiro parcial, fruto de um break madrugador. A vantagem de 5-2 parecia ser suficiente para que o tenista de 22 anos vencesse a primeira partida, mas Dubrivnyy teve outras ideias e venceu cinco jogos de forma consecutiva para operar a reviravolta e chegar à vantagem de um set.

O desaire num parcial que parecia estar no bolso podia perfeitamente ter deitado tudo a perder para Nuno Borges. No entanto, o 673.º colocado do ranking mundial conseguiu manter a confiança e revelou grande força mental para voltar ao ataque na segunda partida. Borges voltou a ter uma vantagem de 5-2 e, quando voltou a servir para a conquista do set, não cometeu os erros do primeiro parcial e empurrou o jogo para a “negra”.

O cenário mudou e o jovem tenista português estava agora no controlo das operações. O terceiro set arrancou com um break a favor de Nuno Borges, que aproveitou três duplas faltas de Dubrivnyy para fazer mossa. Pouco depois seguiu-se nova quebra de serviço e, num abrir e fechar de olhos, a vantagem era de 5-1 a favor do tenista luso. Ao fim de exatas duas horas de encontro, Borges saiu vencedor com os parciais de 5-7, 6-3 e 6-2.

Apurado para os primeiros quartos de final da temporada, Nuno Borges vai medir forças com o britânico Aidan McHugh (#580), que surpreendeu o oitavo pré-designado, Aziz Dougaz (#451), com parciais de 6-3 e 6-2. Independentemente do que aconteça, Nuno Borges tem já assegurada uma boa subida no ranking ATP. O português é, virtualmente, o 642.º colocado nesta altura, ou seja, está 31 lugares acima daquele em que chegou ao solo tunisino.

Total
0
Shares
Total
0
Share