Manuel Gonçalves e Matilde Jorge entre os primeiros vencedores do Masters Sénior e Sub 18

Beatriz Ruivo/Federação Portuguesa de Ténis

Arrancou esta sexta-feira a segunda edição do Masters Sénior e Sub 18 — o torneio que reúne no Complexo Desportivo do Jamor os melhores jogadores do ano no circuito nacional e que distribui nada mais, nada menos do que 10.000 euros em prémios.

Na competição masculina a jornada dupla revelou-se mortífera para todos os que a enfrentaram e deixou a discussão dos quatro grupos para apenas dois dos três protagonistas.

No Grupo 1, André Rodeia (6-2 e 6-4) quer Fábio Coelho (6-2 e 6-2) derrotaram Paulo Fernandes e vão discutir na jornada de sábado a passagem às meias-finais, enquanto o jogador do Lawn Tennis Clube da Foz já só pode lutar pelo 9.º ao 12.º lugares.

No Grupo 2, quem ficou sem hipóteses de chegar à fase de eliminação direta foi Daniel Batista, que da parte da manhã perdeu para João António (6-1 e 6-4) e à tarde cedeu por 6-3 e 6-4 para José Ricardo Nunes.

O primeiro lugar do Grupo 3 irá ou para Manuel Gonçalves ou para Tomás Marques. O jogador do Clube de Ténis do Porto, atual campeão nacional de juniores, derrotou Afonso Portugal por 3-6, 6-1 e 6-2, enquanto o tenista do Clube de Ténis de Aveiro aplicou ao mesmo adversário, mas na parte da manhã, os parciais de 2-6, 6-3 e 7-5.

No último conjunto do torneio, Pedro Araújo passou com tranquilidade por João Graça (6-2 e 6-1) e Tiago Torres conseguiu fazer o mesmo (6-2 e 7-6[3]), pelo que o encontro entre ambos no sábado será decisivo para fechar o alinhamento das meias-finais do Masters Sénior e Sub 18.

Na competição feminina, Ana Filipa Santos abriu com muita segurança a participação ao derrotar Madalena Amil por 6-4 e 6-0 e “colou-se” a Joana Baptista na liderança do Grupo 1. A jogadora do Tennis Lovers Boavista conseguiu uma vitória por 6-1 e 6-0 sobre Sara Neto.

Já no Grupo 2, Matilde Jorge teve de lutar muito para conseguir passar por Carolina Likhatcheva (6-7[5], 6-3 e 6-2) e segue em segundo lugar atrás de Madalena Tanqueiro, que frente a Bárbara Balancho obteve uma vitória mais folgada: 6-2 e 6-3.

Do formato de round robin saem apenas duas jogadoras — as vencedoras de cada grupo — para disputarem a final, enquanto as segundas classificadas discutem o 3.º e o 4.º lugares, as terceiras lutam pelas posições 5-6 e as últimas discutem os lugares 7-8.

No sábado, a jornada arranca às 10h com os restantes encontros da fase de grupos:

Total
0
Shares
Total
0
Share