ATP Finals. Campeão Zverev avança para as meias-finais e afasta Nadal

Seis dias depois, pode finalmente colocar a calculadora de parte: Alexander Zverev derrotou Daniil Medvedev para agarrar a última vaga disponível nas meias-finais do Nitto ATP Finals, onde tem o título a defender. E partir de agora é tudo como estamos habituados — que é como quem diz, por eliminação direta. Uma “festa” da qual, também se ficou a saber, não fará parte o número 1 Rafael Nadal.

Talvez o melhor seja começar por aí, para que as contas fiquem definitivamente encerradas: no início da tarde, o espanhol conseguiu vencer o encontro mais longo da semana para chegar à segunda vitória na fase de grupos, mas para além desse resultado precisava de um outro: que o por si eliminado Medvedev derrotasse Zverev. Se assim fosse, o espanhol seria primeiro do grupo e o grego segundo.

Como não foi (o alemão venceu por 6-4 e 7-6[4]), “El Greco” passa às meias-finais na posição cimeira e quem a ele se segue é Zverev, que depois de um ano que deixou a desejar está de regresso às meias-finais do evento que em 2018 lhe deu o troféu mais importante da carreira.

Depois uma época brilhante em que atingiu nove finais (das quais venceu quatro), Daniil Medvedev perdeu o gás e não conseguiu ser maestro — o russo protagonizou uma semana apagada no derradeiro torneio do ano, do qual sai com três derrotas em três encontros realizados e pouco a contar para além do prize-money (215.000 dólares, um número que ainda assim impressiona mas que saberá a pouco se considerado que cada triunfo lhe daria precisamente mais 215.000 dólares).

Quanto a Zverev, não conseguiu aproveitar a fase de grupos para fazer melhor do que há um ano (foi campeão e ganhou 1.300 dos 1.500 pontos possíveis porque perdeu um dos encontros) mas garantiu o mais importante: continua na luta pelo título.

O germânico de 22 anos — que este ano só conquistou um título e no “modesto” torneio de Genebra mas foi recentemente finalista do Masters 1000 de Xangai — tem agora encontro marcado com Dominic Thiem na segunda e última meia-final, com início agendado para nunca antes das 20h locais (e de Portugal Continental) de sábado.

A outra será disputada a partir das 14h por Roger Federer e Stefanos Tsitsipas, que na conferência de imprensa desta sexta-feira até confessou que preferia ter pela frente Dominic Thiem…

Mais brevemente…

Total
0
Shares
Total
0
Share