De lucky loser a campeã: Coco Gauff faz (ainda mais) história em Linz

No início da semana, Coco Gauff preparava-se para partir para o próximo destino quando uma desistência de última hora a deixou com 40 minutos para preparar a primeira ronda do quadro principal do torneio de Linz, na Áustria.

Sete dias depois, já com a primeira vitória sobre uma jogadora do top 10 e a entrada no top 100 assegurada , a norte-americana está finalmente pronta para deixar o torneio. Mas agora como campeão — e a mais nova campeã do circuito feminino desde 2004.

Aos 15 anos, Cori “Coco” Gauff derrotou a ex-campeã de Roland Garros, Jelena Ostapenko, por 6-3, 1-6 e 6-2 para erguer o primeiro troféu de uma carreira que cada vez mais promete dar muito que falar.

Na atualização do ranking de segunda-feira, Gauff vai passar do 106.º para o 71.º posto —fazendo desta uma estreia triunfal entre a elite do circuito feminino.

Gaspar Ribeiro Lança
gasparlanca@raquetc.com | Dar palavras a um encontro de dois, três, quatro ou cinco sets, com ou sem tie-break. Dar palavras a histórias, a recordes. Dar ténis a todos aqueles que o queiram. E mais, sempre mais — por isso depois chegaram o padel, o ténis de mesa e o squash. E assim cá estamos, no Raquetc ("raquetecétera"). Como escreveu Pessoa, "primeiro estranha-se, depois entranha-se."